Uma espiral azul é avistada no céu do norte da Itália

Uma estranha espiral azul apareceu no céu na noite de 24 de março, vista e fotografada por muitos espectadores, especialmente no norte da Itália e em muitas outras partes da Europa.
A origem deste fenômeno fascinante não é misteriosa. A causa é um foguete SpaceX Falcon 9 , lançado às 18h48 (horário italiano).
Lançado da Base Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, o foguete colocou em órbita uma missão secreta do Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA, parte do Departamento de Defesa. A espiral apareceu por volta das 21h (horário local) e permaneceu visível por vários minutos . É um exemplo do que também é chamado de “espiral SpaceX”, justamente porque não é a primeira vez que ela se desenvolve , após a separação do estágio superior de um foguete Falcon 9 de seu propulsor: enquanto a parte superior continua sua jornada no espaço, a parte inferior cai de volta em direção à Terra, movendo-se em espiral e descarregando o que resta do combustível que contém.
Devido à altitude em que isso ocorre, o combustível congela instantaneamente , “desenhando” seu movimento giratório no céu . “A espiral se torna visível”, disse Luciano Anselmo, especialista em dinâmica espacial e pesquisador associado do Instituto de Ciência e Tecnologias da Informação ‘A. Faedo’ do CNR. “Quando as condições de iluminação corretas ocorrem: o foguete deve ser iluminado pelo Sol, enquanto o observador deve estar no escuro ou no crepúsculo. Este é um fenômeno que sempre ocorreu desde o início da era espacial”, acrescentou Anselmo. Com o aumento dos lançamentos a probabilidade de que um deles ocorra nas condições de iluminação corretas aumentou muito. Outra consequência da frequência dos lançamentos é o fato de que, geralmente, os realizados pelo Falcon 9 em órbita baixa incluem uma reentrada controlada dos foguetes, que podem então ser reutilizados.
(com dados da Ansa)