Time de futebol Pro Vercelli lança camisa celebrando conexão com Palmeiras

O time da terceira divisão italiana, a Pro Vercelli, divulgou no início do mês sua camisa número três, toda verde, celebrando a conexão história com o Palmeiras. O clube alviverde criado em 1914 depois de uma excursão da equipe até a cidade de Vercelli e do Torino ao Brasil, inspirou imigrantes italianos a criarem um time de futebol que homenageasse a pátria-mãe.
“Para homenagear uma história que une a Itália ao Brasil, Vercelli e São Paulo, aqui está a nossa nova terceira camisa!”, postou a Pro Vercelli em sua conta oficial do Twitter, celebrando o elo entre os clubes.
Franco Smerieri, presidente da Pro Vecelli, explicou que a relação entre os clubes ainda existe e contou que recentemente houve uma reunião, por videoconferência, entre representantes das duas equipes.
“A relação com o Palmeiras ainda está viva. Em 2015, alguns palmeirenses vieram até nosso estádio. Na ocasião, fizemos uma videoconferência com o ex-presidente do Palmeiras, o diretor de futebol e o diretor de comunicação da época. Temos um vínculo e a relação continua existindo. Tanto é que a nossa terceira camisa é verde em homenagem ao Palmeiras”, declarou o mandatário do clube italiano em entrevista ao podcast “Golazzo”.
“A história do Palmeiras e da Pro Vercelli começa em 1914. Um grupo de imigrantes italianos fundou um time de futebol chamado Palestra Itália. Fundaram porque, naquele ano, os primeiros times a virem jogar no Brasil foram Torino e a Pro Vercelli, mas eles, os imigrantes que já estavam em São Paulo, identificaram-se muito mais com a Pro Vercelli e fundaram a Società Sportiva Palestra Itália, seguindo essa forte relação. O nome teve de mudar para mudar para Palmeiras durante a 2ª Guerra Mundial para não se associarem ao regime ditatorial italiano. A ligação continuou, sobretudo da parte do Palmeiras”, explicou o dirigente italiano.
Fundada em 1892, a Pro Vercelli foi um dos grandes times do início do futebol italiano e até hoje figura entre os clubes com mais títulos nacionais: sete, sendo que todos foram conquistados até a década de 1920 (1908, 1909, 1910/11, 1911/12, 1912/13, 1920/21, 1921/22). (Conforme dados do UOL).