Situação médica do papa é “complexa”, segundo Vaticano

Nesta segunda-feira (17/2), o Vaticano afirmou que o papa Francisco, internado desde a semana passada para tratar uma infecção respiratória, apresenta um “quadro clínico complexo”. O Pontífice de 88 anos apresenta ‘infecção polimicrobiana’.
Em um comunicado, o Vaticano disse que os exames realizados “indicam um quadro clínico complexo e que exigirá uma internação hospitalar adequada”. Assim, o papa Francisco não participará de um evento do Jubileu programado para o próximo domingo (23), e a audiência geral de quarta (19) foi cancelada.
Entretanto, Matteo Bruni, o porta-voz do Vaticano, disse que o humor de Francisco é “bom” e que o pontífice descansara “bem” e dedica as manhãs “à leitura de jornais”. Além disso, ontem, segunda-feira (17/2), o Pontífice nomeou um novo bispo para a Diocese de Grajaú, no Maranhão.
Trata-se do italiano Giuseppe Luigi Spiga, integrante do clero da Arquidiocese de Cagliari, na Sardenha, e atual vigário-geral na Diocese de Viana, também no Maranhão, além de reitor do seminário São Bonifácio. Ele nasceu em 29 de julho de 1972, na ilha italiana da Sardenha e se formou em filosofia e teologia em Cagliari e foi ordenado como padre em 1998. Ele trabalha no Maranhão desde 2008.
Outra atividade que o papa Francisco manteve mesmo internado foram as ligações quase diárias para a paróquia católica da Sagrada Família, na Faixa de Gaza. O objetivo do pontífice é se manter atualizado sobre a situação humanitária no enclave palestino, devastado por quase um ano e meio de guerra entre Israel e Hamas.
(dados da Ansa)