Procissão aquática chama a atenção no Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza de 2025 foi aberto oficialmente neste domingo (16/2) com uma procissão aquática de embarcações tradicionais, lideradas pela “Pantegana”, barco em formato de ratazana considerado um dos símbolos do evento.
Ao todo, mais de 100 embarcações venezianas navegaram pelas águas do Grande Canal. A passagem dos barcos foi acompanhada por uma explosão de cores, encantando os espectadores que assistiram ao espetáculo das margens. E após o desfile, o público teve a oportunidade de escolher os três barcos mais bem decorados. A primeira colocação ficou com o Api della remiera di Castello, composto por uma tripulação exclusivamente feminina.
A sustentabilidade também é destaque na edição deste ano. Os confetes lançados no Grande Canal durante a passagem das embarcações eram biodegradáveis e ecossustentáveis.
“Feliz Carnaval a todos, vamos comemorar juntos celebrando o ilustre personagem veneziano cuja fama atravessou os séculos e chegou aos dias atuais”, disse o prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro. “A abertura do Carnaval só poderia começar na água, com centenas de barcos tradicionais e remadores venezianos que se fizeram ver e ouvir o Grande Canal nos acolheu para começar a festa popular mais sentida de forma tradicional. Muitos moradores e convidados nos acompanharam por terra, nos cumprimentando quando passamos. A festa continua e estamos esperando todos fantasiados para dar continuidade ao Carnaval”, disse o vereador responsável pela Proteção das Tradições, Giovanni Giusto.
(Dados da Ansa e da Comune di Venezia)