Pompeia inaugura percurso ‘verde’

Em comemoração ao Natal e Ano Novo, o Parque Arqueológico de Pompeia lançou um itinerário “verde” pelos jardins ornamentais da cidade, que foi destruída em 79 d.C por uma tempestade de cinzas do vulcão Vesúvio.

O trajeto, inaugurado na terça-feira (24), pode ser visitado até o próximo dia 6 de janeiro de 2020. A iniciativa inclui uma visita ao longo dos jardins ornamentais, geralmente utilizados em casas antigas para expandir o espaço visual dos quartos e como espaços verdes internos.
Entre os principais jardins internos estão os da Casa dell’Efebo, uma luxuosa residência de um rico comerciante, e a de Trittolemo, ambas recentemente restauradas após a manutenção da vegetação.
Além delas, outras domus – residência das famílias ricas da Roma antiga – com grandes jardins que poderão ser visitadas estão a dos Amorini Dorati, a Casa dell’Ancora, a Casa del Menandro, a Praedia de Giulia Felice, a Casa della Venere em Conchiglia e a Casa di Marco Lucrezio na via Stabiana.

A antiga cidade romana ficava nos arredores de Nápoles e foi destruída por uma erupção do Vesúvio em 79 d.C., que deixou corpos petrificados até os dias de hoje.
O local é atualmente a segunda atração turística mais visitada da Itália, atrás apenas do Coliseu. (com dados da Ansa)