Itália é “aberta e acolhedora” aos estrangeiros, diz Mattarella

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, reforçou nesta quarta-feira (12), durante um discurso na Universidade para Estrangeiros de Perugia, que a Itália é “aberta e acolhedora” aos estrangeiros.
A declaração foi dada durante a cerimônia de celebração do centenário da Universidade, na Úmbria, que inaugurou mais um ano letivo. Em seu discurso, o chefe de Estado lembrou que a instituição, por receber estudantes oriundos de diversos países, reúne “tanta diversidade que possui um valor comum que os mantêm unidos”. “A Itália é um país acolhedor e aberto”, garantiu. Para Mattarella, “a riqueza do mundo” está nas diferenças, algo que a Universidade de Perugia reflete “como um espelho”.
Enquanto discursava, Mattarella, frisou o papel da cultura como um “veículo de paz, diálogo e colaborações” diante de tantas “guerras e violências no mundo”, bem como as “grandes oportunidades oferecidas pela ciência”. “Existem muitas questões sobre qual caminho tomar, e a universidade tem a tarefa de ajudar nesta escolha. A diversidade universitária tem um valor comum que a mantém unida, a cultura”, concluiu.
(Dados da Ansa, Corriere della Sera e Perugia Today)