Início » Itália abre procedimento disciplinar contra juízes por fuga de empresário russo em Milão

Itália abre procedimento disciplinar contra juízes por fuga de empresário russo em Milão

19 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Itália abre procedimento disciplinar contra juízes por fuga de empresário russo em Milão

O Ministério da Justiça da Itália abriu nesta quarta-feira (19) um procedimento disciplinar contra os juízes da Corte de Apelação de Milão por terem concedido o regime de prisão domiciliar ao empresário russo Artem Uss Aleksandrovich, 40 anos, que fugiu do país no fim de março.

Segundo a decisão, os magistrados cometeram “uma grave e indesculpável negligência” ao determinar o regime prisional em 25 de novembro de 2022, determinando que ele usasse apenas uma tornozeleira eletrônica.

O ministro da Justiça, Carlo Nordio, considera – segundo fontes próximas – que a decisão dos três juízes “não levou em conta” as circunstâncias agravantes apresentadas pela Procuradoria-Geral de Milão, que pedia pela prisão em regime fechado. Os procuradores alertaram para “o elevado e concreto risco de fuga” por conta de seus contatos também políticos, já que é filho do governador de Krasnoyarsk, Aleksander Uss.

O empresário estava preso na Itália desde 17 de outubro do ano passado por conta de um mandado de prisão internacional expedido pela justiça de Nova York.

Aleksandrovich rompeu a tornozeleira eletrônica e fugiu de Milão em 23 de março, dois dias depois dos juízes determinarem a extradição do empresário para os Estados Unidos. Ele era acusado por Nova York por quatro crimes, mas os magistrados consideraram só dois deles procedentes: contrabando de petróleo da Venezuela para a Rússia e a China e fraude bancária. Os outros dois, contrabando de tecnologia militar dos EUA para a Rússia e lavagem de dinheiro não foram considerados críveis.

A justiça russa também tinha um mandado contra Aleksandrovich por lavagem de dinheiro.

Em 4 de abril, o empresário deu uma entrevista à agência russa Ria Novosti dizendo ter conseguido voltar para seu país natal. Pouco depois, Aleksander também falou com a imprensa e agradeceu ao presidente Vladimir Putin por ter ajudado na fuga, em declaração que causou mal estar até no Kremlin por “expor” o mandatário às críticas. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

A Itália tem adotado uma postura neutra e alinhada à UE em relação aos conflitos do Oriente Médio e Ucrânia. Você concorda com o governo?

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 15h06
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.